domingo, 29 de maio de 2016

CIDADES DO TOCANTINS -/ "XAMBIOÁ" CIDADE DAS MAIS BELAS PRAIAS DE ÁGUA DOCE





XAMBIOÁ
foto - PMX

BEM VINDO A CIDADE DE XAMBIOÁ. TERRADO MAIOR BLOCO DE AMETISTA DO MUNDO, COM TRÊS QUILOS E OITOCENTOS GRAMAS.
imagem - Maverick 75

QUEM NASCE EM XAMBIOÁ EH: XAMBIOAENSE
A CIDADE TEM 11.484 HABITANTES - IBGE 2010
XAMBIOÁ FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.953

ORIGEM DO NOME

EXISTEM TRÊS VERSÕES PARA A ORIGEM DO NOME DA CIDADE, TODAS NA LÍNGUA KARAJÁ.
(TRONCO MACRO-JÊ): "UMA OUTRA ALDEIA".
XAM = AVE, BIOÁ = VELOZ, OU SEJA: "AVE VELOZ" OU "PÁSSARO VELOZ".
XAM = TERRA, BIOÁ OU BIGUÁ = ÁGUA, OU SEJA: "TERRA DE MUITA ÁGUA".


CONHEÇA XAMBIOÁ

Xambioá é um Município situado às margens do Rio Araguaia, na região Norte do Estado do Tocantins, sendo fundada a partir da corrida pelo cristal de quartzo na década de 50, onde muitos aventureiros desbravaram a região a procura de riqueza material. Dessa corrida surgiram muitas famílias e o local aos poucos foi sendo visto como uma nova esperança para os garimpeiros que se deslocavam para buscar enriquecimento por meio do garimpo. 
foto - Luis Alves Ribeiro

Os anos foram passando e alguns dos desbravadores foram se fixando à terra, começou-se então um processo de formação de identidade local, pois os inúmeros migrantes que chegavam, em sua maioria nordestina, não tinham mais interesse em voltar às suas cidades de origem. Então Xambioá com estas famílias começou a ser cogitada como cidade. 
foto - PMX

Em 1958 foi emancipada politicamente, sendo totalmente desvinculado do Município de Araguatins, passando a ter prefeito nomeado pelo Governador de Goiás, José Ludovico de Almeida, o primeiro Prefeito foi o Senhor Sebastião Gomes da Silva. Garimpeiro e comprador de pedras, este prefeito garantiu que o processo eleitoral para o próximo pleito fosse garantido. 
foto - Rafael Santos

A temporada do veraneio Araguaiano é garantida como uma vasta programação no mês de julho. Ilhas e Praias do Araguaia: do Murici, do Meio, do Paletó, de campo. Situada à margem do Rio Araguaia é uma das opções de lazer da região, o rio coloca-se ainda como alternativa de desenvolvimento sustentável com a pesca controlada e inspecionada pela Colônia de Pescadores da cidade além de órgãos ambientais do Estado do Tocantins e outros órgãos nacionais. 
foto - PMX

A história de Xambioá é marcada também pelo Turismo, pelos carnavais e micaretas. Destacam-se dois blocos de carnaval, o Bloco dos Sujos e o Bloco das Piranhas, no primeiro os foliões jogam polvilho nas pessoas que passam pela localidade que estão dançando e o segundo são homens que se vestem de mulher para brincarem o carnaval na primeira noite, abrindo a festa de Momo. 
foto - Rafael Santos

Além da pesca existem atividades agropastoris que colocam o município na linha do desenvolvimento no campo por meio do agronegócio, renda pujante na região. Sua população estimada em 2015 é de 11.709 habitantes. Está a 515 km de Palmas, a Capital do Estado do Tocantins. Sua prefeita é a Pedagoga e empresária Silvia Ferreira Chaves, eleita em 07 de outubro de 2012 e empossada em 01 de janeiro de 2013. (Fonte: Prefeitura de Xambioá)
imagem - Iano Flávio Maia

PORTO
imagem - Geovanni Souza Barbosa

VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?

O RIO ARAGUAIA QUE BANHA A CIDADE
imagem - Maverick 75

A CASA LARANJA
imagem - Iano Flávio Maia

BALSA QUE LEVA MORADORES ENTRE XAMBIOÁ E CIDADES VIZINHAS.
imagem - Geovanni Souza Barbosa

foto - PMX

A CIDADE BANHADA PELO RIO ARAGUAIA
imagem - Maverick 75

imagem - Iano Flávio Maia

imagem - Geovanni Souza Barbosa

foto - PMX

imagem - Geovanni Souza Barbosa

imagem - Iano Flávio Maia

imagem - Iano Flávio Maia

foto - Rafael Santos

AQUI O BALNEÁRIO POÇÃO
imagem - ?

foto - PMX

PRAIA DO MURICY
imagem - Siboney

imagem - ?

O MERCADO MUNICIPAL
imagem - ?

VISTA PARCIAL
imagem - Siboney

BARRACA NA PRAIA DO MURICY
imagem - Luiz Cláudio - Brasília

XAMBIOÁ PRODUZIU O MAIOR BLOCO DE CRISTAL DO MUNDO, DE 286 QUILOGRAMAS, RETIRADO DO MANCHÃO DO SARAMPO, REGIÃO DA CHAPADA DO CHIQUEIRÃO, EM 1959, COMO TAMBÉM O MAIOR BLOCO DE AMETISTA, DE 03 QUILOS E 800 GRAMAS, RETIRADA DO KM 04, EM 1954.

PRAÇA BEIRA RIO
imagem - Siboney

foto - PMX

ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE

AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário