domingo, 5 de junho de 2016

CIDADES DE MINAS -/ "ARAXÁ" PARA TODOS OS TIPOS DE GOSTOS / AVENTURA, VOAR, ECOTURISMO E CUIDADOS COM O CORPO E ALMA





ARAXÁ
Araxá é para todos os gostos. Para quem quer cuidar do corpo e da alma, uma visita às famosas termas é fundamental. Já quem curte aventura, pode voar de paraglider ou asa delta. Os amantes do ecoturismo têm opções para pescar, cavalgar, fazer trekking e trail de moto ou jipe, pela região.
Fonte Dona Beja
Nomeada em homenagem à personagem da história mais famosa de Araxá, segundo a lenda, a Fonte Dona Beja fica exatamente no mesmo local em que a mulher banhava-se. Aliás, como contam os moradores, deve-se aos banhos na água mineral radioativa da fonte a beleza e jovialidade da moça.
Deixando a lenda um pouco de lado, a fonte está situada entre rochas vulcânicas em uma gruta estilizada em forma de emanatório, de onde brota a água radioativa e mineral.
De acordo com especialistas, suas propriedades medicinais ativam o metabolismo e estimulam a assimilação diurética, atuando como agente hipotensivo e desintoxicante.
Resumindo, as águas dali atuam no tratamento de doenças respiratórias, além de fazer bem aos cabelos, à pele e ao organismo de forma geral.
Quem visita a fonte depara-se ainda com uma decoração formada de belos azulejos brancos e azuis, pintados à mão, retratando cenas de banho de Dona Beja. A bela paisagem vista através dos mirantes da fonte são outra atração.
Para aqueles que querem provar as qualidades da água mineral radioativa, há um conjunto de 12 duchas em cascata, em frente à Fonte Dona Beja, que proporcionam aos visitantes uma massagem saudável, para repor as energias

Museu Histórico de Araxá Dona Beja
Outro local que leva o nome da personalidade feminina da cidade é o Museu Histórico de Araxá Dona Beja, localizado em um antigo casarão, na parte antiga da cidade. Tombado como patrimônio histórico de Araxá, dizem que Anna Jacintha de São José, a Dona Beja, teria morado ali.
Sua edificação é do começo do século 19, com características da arquitetura do período colonial mineiro; em sua fachada há seus portas, oito sacadas com vista para a rua e grandes janelas.
Até ser adquirido por Assis Chateaubriand, o Chatô, o local serviu como residência e comércio. Após a venda, em 1965, ano de centenário da cidade, a construção passou a sediar o Museu Histórico de Araxá.
Em seu acervo atual há diversos objetos e móveis que contam a história da cidade, como peças indígenas, oratórios, louças, documentos históricos, liteira, móveis do período imperial e obras contemporâneas. A ilustre Dona Beja tem destaque: no segundo piso fica o “Quarto de Beja”, com grande parte do mobiliário formado por peças do século 19.

Igreja Matriz de São Sebastião
A Igreja Matriz de São Sebastião é uma das maiores riquezas do patrimônio histórico de Araxá. Construída nas primeiras décadas do século 19, possui um estilo simples, típico da região, com influência jesuíta e linhas arquitetônicas despojadas.
Sua simplicidade pode ser vista no acabamento rústico, no teto com telhas à mostra e colunas de sustentação feitas com sólidos troncos de madeira.
Desde sua inauguração em 1804, a igreja passou por diversas mudanças, como em 1842, quando o confronto político armado da Revolução de 42 pôs abaixo uma de suas torres. Em 1978 a construção foi totalmente descaracterizada, com as paredes externas revestidas de pedras e as telhas escondidas por forro.
Quem procura uma boa mesa não se decepciona e pode se deliciar com os doces, queijos e compotas. Algumas fazendas são abertas à visitação pública e a cidade, ainda, possui locais para pesca, como os famosos pesque-pague.
Dicas de Viagem
O passeio pode começar com o Museu de Dona Beja, mulher de beleza singular que causou frisson por onde passou. Em seguida, vá para a Estância Hidromineral do Barreiro, onde estão as famosas Termas de Araxá. Os banhos de lama, pérola e as massagens são imperdíveis para quem procura bem-estar e relaxamento. À tardinha, tire um tempo para um lanche típico com quitandas mineiras e o tradicional pão de queijo, encerrando claro, com os doces de Araxá.
fotos e texto acima são de: falaturista.com.br
BEM VINDO A ARAXÁ / TERRA DE DONA BEJA
ARAXÁ TEM 93.683 HABITANTES. (IBGE 2010)
VIVE BASICAMENTE DA MINERAÇÃO.
POSSUI ESTÂNCIA HIDROMINERAL, FONTES, ÓTIMA COMIDA MINEIRA.
UM POVO ACOLHEDOR, NUMA CIDADE LINDA POR NATUREZA.
SEMPRE VALERÁ A PENA CONHECER ARAXÁ


ESTA É A FAMOSA EMPRESA DE ARAXÁ. A "CBMM"
QUEM NASCE EM ARAXÁ EH: Araxaense
O "IDH" DO MUNICÍPIO ESTA EM 0,799, CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA "ONU"
A CIDADE FOI FUNDADA EM DEZEMBRO DE 1865
O NOME "ARAXÁ", VEM DO ÍNDIOS "ARAXÁS" QUE VIVIAM NA REGIÃO E SIGNIFICA: PLANO, PLANALTO OU CHAPADÃO
ARAXÁ TEM UM DOS MAIS BONITOS E CONFORTÁVEIS HOTÉIS DO INTERIOR.
VALE A PENA VOCÊ VIR PASSAR SUAS FÉRIAS AQUI.
Principal ponto turístico da cidade, o Complexo do Barreiro atrai milhares de visitantes por sua magnitude, riquezas minerais, suas águas radioativas e sulfurosas e sua natureza em abundância.
São 450 mil metros quadrados que oferecem atrações para todos os gostos e idades. Fazem parte do Complexo o imponente Grande Hotel Ouro Minas, as relaxantes Termas, equipamentos esportivos, Fonte Andrade Júnior (água sulfurosa), Fonte Dona Beja (água radioativa), bosques, lagos e um lindo jardim projetado por Burle Marx. A preservação deste patrimônio é garantida pelo tombamento feito pelo governo do Estado de Minas Gerais.



HOTEL OURO MINAS
CORREDOR DO HOTEL DE ARAXÁ
AQUI, A PRAÇA BENEDITO VALADARES

ÁRVORE DOS ENFORCADOS
ARAXÁ JÁ FOI PALCO DE EXPOSIÇÕES DE CARROS ANTIGOS

ARAXÁ TEM MUITOS PONTOS TURÍSTICOS, COMO ESTAS CACHOEIRAS POR EXEMPLO.

PARQUE DO CRISTO

COLÉGIO MUNICIPAL
MATRIZ DE SÃO GERALDO
IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
AQUI, A MATRIZ DE SÃO DOMINGOS

PRIMEIRA IGREJA MATRIZ DE ARAXÁ
AQUI, O MUSEU "DONA BEJA"
ESTE EH O PAINEL "DONA BEJA" LENDÁRIA MORADORA DO MUNICÍPIO
AQUI, A FUNDAÇÃO CULTURAL "CALMON BARRETO" ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
AQUI, O AEROPORTO DE ARAXÁ

AQUI, O TERMINAL RODOVIÁRIO
ESTA EH A REPRESA DE ARAXÁ
ESTA EH A MINA DE NÓBIO. ARAXÁ É UM DOS MAIORES PRODUTORES DESTE MINERAL
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE


OBRIGADO PELA VISITA, SEMPRE VOLTE. E TENHA UMA BOA NOITE




ATÉ UM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário