quarta-feira, 8 de junho de 2016

CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL -/ "CANOAS" GASTRONOMIA, PAIXÃO POR AVIÕES, TURISMO ECOLÓGICO E CULTURAL. VALE A PENA CONHECER CANOAS





CANOAS
CANOAS HOJE
Distante 13,5 quilômetros de Porto Alegre, Canoas tem área de 131 quilômetros quadrados e população de 339.979 habitantes, conforme Censo do IBGE de 2014.O município é um dos polos industriais mais importantes do Brasil, com o segundo maior PIB do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre, e 25º entre todas as cidades brasileiras. A economia canoense baseia-se em serviços, comércio, indústria da transformação e logística. A expansão imobiliária do município é crescente.
CANOAS TEM
Gastronomia, compras e entretenimento
Uma ampla rede gastronômica oferece centenas de opções aos visitantes, com churrascarias, galeterias, buffets, frutos do mar, cozinha chinesa, japonesa e comidas típicas de outros estados brasileiros, além de pizzarias e fast-food para atender especialmente o público jovem. As alternativas de compras também são diversificadas em shopping e centros comerciais. O Brique do Corvo, aos domingos, no Parque Getúlio Vargas, oferece artesanato e produtos típicos. A rede hoteleira dispõe de cerca de 1.500 leitos.
Paixão por aviões
Sede do 5º Comando Aéreo Regional (Comar) e de uma Base Aérea da FAB, Canoas também é conhecida como "terra do avião". Essa característica é demonstrada em duas praças e mais dois locais - Base Aérea e Ulbra - que exibem aeronaves como monumentos - a Praça Santos Dumont, no Centro, e a Praça da FAB, no bairro Fátima. A cada ano, no dia 12 de outubro, a Base Aérea realiza a Expoaer, que atrai milhares de pessoas da região.
Turismo em Canoas
Turismo voltado à natureza (ecoturismo, náutico e pesca)
Lazer ao ar livre
A cidade tem 113 praças oficiais e dez áreas públicas com equipamentos de lazer. Nos parques municipais Getúlio Vargas e Eduardo Gomes, canoenses e visitantes têm estruturas ideais para prática de esportes, descanso, convivência e eventos artístico-culturais. No Getúlio Vargas está instalado o Minizoo. Cinco bibliopraças e duas biblioparques funcionam nesses locais. A Praia do Paquetá, no Rio dos Sinos, é tradicionalmente frequentada por apreciadores da natureza. No Parque Municipal Getúlio Vargas há o Relógio Biológico, com plantas e horários indicados para ingestão dos chás, no período do dia em que o órgão doente está potencializado.
Turismo Cultural
História preservada
Canoas preserva seu patrimônio histórico. Cinco prédios já foram tombados: a antiga estação de trens, a Casa dos Rosa, a Villa Mimosa, a Villa Nenê, a Casa Wittrock, o prédio da Prefeitura e a igreja matriz de São Luiz Gonzaga. A Casa das Artes Villa Mimosa, inaugurada em junho de 2012, é um centro cultural com atividades permanentes. Outros locais atrativos para visitantes são o pórtico, "túnel verde" e capela do Unilasalle, a capela da Ulbra e o Arquivo e Museu Histórico Hugo Simões Lagranha.
QUILOMBO URBANO CHÁCARA DAS ROSAS, TITULAÇÃO EM 30/10/2009.
Rua Doutor Sezefredo Azambuja, 947 - Marechal Rondon
MUSEU MUNICIPAL
Arquivo Histórico e Museu Hugo Simões Lagranha - Rua Ipiranga, 105 - Centro
PRÉDIO HISTÓRICO TOMBADO DA ANTIGA ESTAÇÃO DE TREM
Avenida Victor Barreto, 2301 - Centro
Neste local está previsto o centro de informações turísticas, novo espaço do Museu e Arquivo Histórico e sala de cinema.
Cidade Acolhedora
A população de Canoas é formada por diversas etnias, como italianos, alemães, árabes, palestinos, ucranianos, portugueses e africanos. A partir de 1950, a cidade passou a receber um grande número de pessoas de várias regiões do Estado, que buscavam melhores condições de trabalho e moradia. Até hoje, Canoas acolhe a todos, tanto os visitantes como aqueles que contribuem com seu desenvolvimento econômico, cultural e social.
Turismo de estudo e intercâmbio
Como pólo de estudos e intercâmbio, também atrai milhares de alunos de toda região e visitantes de vários países.
Empreendimentos incetivados
O Parque Canoas de Inovação deverá ser implantado em cinco anos na Fazenda Guajuviras. O projeto, concebido pelo urbanista Jaime Lerner, prevê, ainda, um parque de preservação ambiental. A política de desenvolvimento econômico do município incentiva o empreendedorismo, fomenta a geração de empregos, a formação e qualificação dos recursos humanos. Interessados em investir na cidade têm atendimento ágil e centralizado no Escritório do Empreendedor.
fotos acima são da Prefeitura Municipal
BEM VINDO A CIDADE DE CANOAS. A 4ª MAIOR POPULAÇÃO DO ESTADO
AQUI AVIÕES NA BASE AÉREA
CANOAS TEM 323.827 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM CANOAS EH: CANOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE JUNHO E FOI FUNDADA EM 1.939
ORIGEM DO NOME
DURANTE A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO QUE LIGAVA PORTO ALEGRE A SÃO LEOPOLDO, INAUGURADA EM 1874, UMA TIMBAÚVA (ENTEROLOBIUM CONTORTISILIQUUM) FOI APROVEITADA NA ANTIGA FAZENDA DE GRAVATAÍ PARA CONSTRUIR EMBARCAÇÕES. O LUGAR PASSOU A SER CHAMADO DE CAPÃO DAS CANOAS, E DEU ORIGEM AO NOME DO POVOADO. ELA TAMBÉM É A ÁRVORE SÍMBOLO DO MUNICÍPIO
HISTÓRIA
A CIDADE, QUE HOJE É CONSTITUÍDA APENAS POR ZONA URBANA, SEGUNDO CRITÉRIOS DO IBGE, TEVE COMO PIONEIROS GRANDES PROPRIETÁRIOS DE TERRAS. O PRIMEIRO DELES FOI O CONQUISTADOR FRANCISCO PINTO BANDEIRA, QUE RECEBEU DA COROA PORTUGUESA, EM 1740, UMA ÁREA COM TRÊS LÉGUAS DE COMPRIMENTO E UMA DE LARGURA AO LONGO DA MARGEM DIREITA DO RIO GRAVATAÍ. NO LOCAL, FOI INSTALADA A SEDE DA FAZENDA DO GRAVATAÍ - ATUALMENTE BAIRRO ESTÂNCIA VELHA. EM 1771 AS TERRAS PASSARAM PARA O FILHO RAFAEL PINTO BANDEIRA.
SUA VIÚVA JOSEFA EULÁLIA DE AZEVEDO, A BRIGADEIRA, DIVIDE A ÁREA ENTRE OS FILHOS. A PARTIR DAÍ, AS TERRAS SÃO REPARTIDAS, DANDO ORIGEM A UM POVOADO.
A HISTÓRIA REGISTRA O ANO DE 1871 COMO O INÍCIO DO POVOAMENTO DE CANOAS, QUANDO HOUVE A INAUGURAÇÃO DO PRIMEIRO TRECHO DA ESTRADA DE FERRO QUE LIGARIA SÃO LEOPOLDO A PORTO ALEGRE. CANOAS PERTENCIA AOS MUNICÍPIOS DE GRAVATAÍ E SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ. O MAJOR VICENTE FERRER DA SILVA FREIRE, ENTÃO PROPRIETÁRIO DA FAZENDA GRAVATAÍ, APROVEITOU A VIAÇÃO FÉRREA PARA TRANSFORMAR SUAS TERRAS EM UMA ESTAÇÃO DE VERANEIO. PONTO DE REFERÊNCIA OBRIGATÓRIO, O LOCAL PASSOU A SER DESIGNADO CAPÃO DAS CANOAS. LOGO, AS GRANDES FAZENDAS FORAM PERDENDO ESPAÇO PARA AS PEQUENAS PROPRIEDADES, CHÁCARAS E GRANJAS.
AQUI O TREM DA TRENSURB
imagem - Wikipédia
BAIRRO GETÚLIO VARGAS
imagem - Wikipédia
A BR 116 PASSANDO POR CANOAS
imagem - Wikipédia
PRAÇA DO AVIÃO
imagem - Sunriser
VISTA AÉREA
imagem - ?
GERAL 
imagem - ?
IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
imagem - Canoas Photos
MATRIZ DE SÃO LUÍS GONZAGA
imagem - Arquidiocese
IGREJA DE SÃO PIO X
imagem - ?
IGREJA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
imagem - Canoas Photos
IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
imagem - Canoas Photos
CAPELA DA ULBRA
imagem - Wikipédia
RUA 15 DE JANEIRO
imagem - Wikipédia
TAMBÉM A 15 DE JANEIRO
imagem - Sunriser
RUA URUGUAIANA
imagem - Canoas Photos
RUA TIRADENTES
imagem - Sunriser
RUA DO PARQUE UNIVERSITÁRIO
imagem - Wikipédia
RUA DOS IPÊS
imagem - Sunriser
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA / HOJE CASA DE CULTURA
imagem - Wikipédia
imagem - ?
ENTORNO DA CIDADE
imagem - Sunriser
imagem - Wikipédia
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem - Wikipédia
RIO DOS SINOS
imagem - Sunriser
PRAIA DO PAQUETÁ
imagem - Sunriser
PARCIAL
imagem - ?
PARQUE ECOLÓGICO
imagem - Wikipédia
TRILHA NO PARQUE
imagem - Sunriser
TÚNEL VERDE
imagem - Sunriser
IPÊ NO PARQUE
imagem - Sunriser
ILHA DAS GARÇAS
imagem - Wikipédia
imagem - Sunriser
MUSEU DA TECNOLOGIA
imagem - Wikipédia
PARQUE UNIVERSITÁRIO
imagem - Wikipédia
COMPLEXO ESPORTIVO DA ULBRA
imagem - ?
TÚNEL NO POR DO SOL
imagem - Sunriser
PRAÇA
imagem - ?
PARCIAL
imagem - ?
PARCIAL
imagem - ?
TÚNEL COLORIDO
imagem - Sunriser
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
brasaocanoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário